Mensagens e Reflexões

DOM DIÓGENES

O que dizer desse home de fé e da Igreja. Somente quem o conheceu poderia dizer sobre sua vida e missão como bispo diocesano de Franca.

Fui crismado quando jovenzinho por ele e depois de um tempo fui ordenado diácono transitório. Eu fui ordenado diácono em 2006 quando ele era ainda bispo titular e em 2007 fui ordenado sacerdote por Dom Caetano. Fui o padre da transição entre dois bispos.

Mas, o que eu gostaria de falar foi o afeto que adquiri por ele nesses anos de seminário e como padre. Não parece tanto, mas, quando a pessoa parte, no caso ele, é que a gente percebe e sente; sei que outros padres sentiram muito mais. Com a morte de Dom Diógenes pude perceber o afeto filial que tinha por ele e a grandeza de um bispo. Creio que ninguém pode medir o bem espiritual que ele fez e que Deus fez através dele. Sabemos de suas fraquezas como ele mesmo fez em seu testamento pedindo perdão por suas indecisões fazendo muitos padres sofrerem.

No entanto, sua humildade em reconhecer suas limitações e o amor pela Igreja de Franca e pelo povo de Deus o fez esse grande homem de Deus com coração generoso e presente na vida da Igreja.

Contemporâneo de São João Paulo II e militante na causa da canonização de Santa Gianna, fico pensando na sua entrada no céu recebido por esses dois grandes Santos.

No dia da Missa de corpo presente e de seu sepultamento, eu olhava seu corpo no caixão e pensava essas coisas. Que exemplo para nós padres! Que fidelidade a Igreja! Que amor! Eu olhava para seu corpo ali na frente e me perguntava: “o que fez de mal esse homem de Deus?”. Ele só fez o bem porque muito amou. Com certeza Dom Diógenes, o seu lema episcopal foi vivido pelo senhor, “somo amados do Senhor”, sua vida nos atesta isso.

Numa época de grandes sofrimentos e escândalos dentro e fora da Igreja, o senhor nos deus um bom exemplo. Te amo meu bispo e quero seguir seu exemplo. Como o senhor mesmo dizia: “quero ficar velhinho, enrrugadinho, mas católico”.

Que São João Paulo II e Santa Gianna te acolham no céu e juntos intercedam por nós. Até breve meu bispo.

                                                                                                                                                                     Padre Dalmácio

                                                                                                                                                          Fundador da Comunidade Hodie

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *