Principal

Conheça a Comunidade Hodie

Comunidade Hodie

A Comunidade Hodie é uma Comunidade de Vida e Aliança que está dentro dos moldes das Novas Comunidades. Somos uma associação privada de fiéis leigos que tem o desejo de levar a Boa Nova anunciada por Cristo Jesus a todos quanto conseguirmos alcançar. Temos como carisma a “Urgência da Conversão” e nosso Patrono é Santo Expedito. Nosso Carisma é baseado na Palavra de Nosso Senhor que está no Evangelho de São Lucas 13, 23-24 : “Alguém lhe perguntou: Senhor, são poucos os que se salvam? Ele respondeu: fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita; porque, eu vos digo, muitos procurarão entrar e não conseguirão”. Baseado nessa Palavra, desejamos levar todos a um encontro pessoal com o Senhor Ressuscitado, sempre lembrando de sua Paixão na Cruz, a fim de que, todos que experimentam esse amor, decidam fazer todo o esforço possível para alcançar a vida eterna. 

O Fundador e a História da Comunidade

 A Comunidade e o Padre estão intimamente ligados. A Comunidade existe porque antes nasceu de um desejo no coração do fundador. Antes de ambos estava Deus que já preparava os caminhos. Padre Dalmácio nasceu na cidade de Franca-SP e aos cinco anos mudou-se para Goiás. Morou em Inhumas, próxima a Goiás, mas, ainda criança foi morar em uma chácara próxima dali. De família católica onde seus pais, Expedito e Áurea, criaram com amor, simplicidade e na educação religiosa ele e seus quatro irmãos: Luís, Geovani, Narcísio e Amélia.

Esse foi um período de quatro anos e de grande aprendizado na fé, marcado pela primeira Comunhão e a convivência familiar. Os pais eram zelosos e trabalhadores. A mãe cuidava dos afazeres domésticos e dos filhos e o pai era negociante de gado. A mãe produzia queijos, enlatava pimentas, matava frangos que o pequeno Dalmácio com seus irmãos vendiam na cidade.

Quando voltou para Franca, já adolescente, continuou seus estudos e sonhava em crescer na vida como comerciante e um dia constituir família. O sonho do comércio veio a se realizar em sociedade com seus três irmãos abrindo uma loja de Agropecuária que recebeu o nome de FranPalma. Sua irmã já casada não se interessou em entrar na sociedade. 

Tocando a vida, namorou e chegou até mesmo a ser noivo, mas os planos de Deus eram outros. Vivenciou a graça do Batismo no Espírito Santo e uma inquietação nasceu em seu coração. Foi período de discernimento e conflito, pois, sua inquietação pedia uma nova direção em sua vida. Romper com o noivado, abrir mão da loja, buscar uma vida nova. Uma vida realizada na entrega total a Deus através do Sacramento do Ordem. Decidiu-se pelo chamado de Deus a uma vida Sacerdotal e no período mesmo de formação já nascia em seu coração o desejo pela Vida de Comunidade. 

Em seu período de seminarista ele já se questionava sobre a vida religiosa e chegou a pensar em ser palotino. Orientado pelo seu diretor espiritual permaneceu no seminário diocesano para maior discernimento nesse período de formação. Passou por todo o processo formativo e se ordenou diácono no dia 19 de agosto de 2006. Serviu com fidelidade a Igreja durante o diaconato e veio a ser ordenado padre no dia 08 de fevereiro de 2007 na Catedral da Imaculada Conceição na diocese de Franca.

Porém, o chamado de Deus não muda. Já padre, começou a participar de uma adoração na Escola Hallel com o pessoal Encontro com Jesus (Sítio do Vô Ivo) e foi assim que o desejo pela Vida de Comunidade ardeu mais uma vez em seu coração. A princípio pensava em rezar pelos comerciantes pensando na situação de emprego no Brasil e provavelmente influenciado pela sua antiga profissão. Mas, apenas fazia parte dos desígnios de Deus para lhe mostrar o verdadeiro carisma de uma Comunidade que iria nascer. Pensando nos comerciantes tomou como santo de devoção Santo Expedito, que é o santo que intercede pelos comerciantes e empresários. Foi então que percebeu que este santo era mais que um intercessor de comerciantes, mas, um grande servo de Deus que mostrava a urgência em se converter para ganhar o Reino dos Céus. Foi assim que Padre Dalmácio enxergou o verdadeiro carisma que Deus queria para a Comunidade. 

Pediu então a Deus um sinal visível de sua vontade. No final de 2009 foi beneficiado por uma tia com um terreno, que hoje é onde está a comunidade, que ficou sabendo de seus propósitos e viu aí a mão de Deus e sua voz como se estivesse dizendo: “Vai, Sou Eu quem te chamo”. Foi então trabalhando a ideia e iniciou as construções em julho de 2011 e no dia 23 de dezembro de 2012 já se mudava para a casa no terreno onde hoje é a casa sede da Comunidade. 

Antes de se mudar morava em uma casa alugada no bairro Santa Adélia onde iniciou as atividades da Comunidade e já acolhia membros de vida e Aliança. Atualmente a Comunidade está em processo de crescimento e estruturação e as graças de Deus são visíveis a todos que participam ou vêm até a Comunidade. Hoje temos a alegria de entender a força de um carisma e como Deus age através dele na vida das pessoas.

Todos nós – fundador, membros de vida e de aliança – somos gratos a Deus pelo carisma que colocou em nosso coração!

Se você também sente um chamado a uma vida de entrega a Deus, entre em contato conosco e venha fazer parte dessa obra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *